sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Eu te amo

É...blog saindo do hiatus.

Ontem foi o chamado "Valentine's Day"; tem gente que acha babaquice haver menção a esse dia no Brasil, uma vez que temos o nosso nacionalíssimo Dia dos Namorados em junho. Eu pessoalmente acho que tanto faz, quem ama fica bobo mesmo e quer mais é dar presente o tempo todo. Deixem os caras se amarem, ué. Chatos.

Mas fiquei pensando muito sobre o amor.
Eu acho que nunca amei. Ao menos acho que nunca vou amar ninguém.
O amor, conforme retratado em inúmeras obras da literatura, do cinema, da música, é algo "que tudo vence", algo que "tudo supera". É "incondicional", "inexplicável", "fogo que arde sem se ver", blá blá blá. Eu não consigo me imaginar gostando de alguém incondicionalmente. Imagina, eu tô com o cara e ele me chifra, me bate, me rouba, e eu lá babando, "ohh amorzinho". HÁ HÁ HÁ.

Aliás, por muito menos já puxei meu bonde.

Porém, é engraçado como eu novamente sou um peixe fora d'água nisso.
Todo mundo ama. O tempo todo. Ou, como considero mais provável, PENSAM que amam.
Uma certa pessoa conhecida minha terminou um namoro - daqueles namoros bem frescos, com direito a depoimento meloso no Orkut estilo "você é a azeitona da minha empadinha, você é a luz do meu viver, amor da minha vidaaa" - e na semana seguinte estava fazendo a MESMA coisa com um outro cara. Amor volúvel esse, não? Oh, sim, isso é um paradoxo. O amor não pode ser volúvel. Então ela não amou. =D

É algo que se torna cada vez mais freqüente entre os adolescentes*. O cara dá um beijo na boca e acha que descobriu sua alma-gêmea (argh, como odeio esse termo). Ou, pior, diz um "koeh, quer tc?" no msn e segundos depois diz que te ama! Eu, que nunca acreditei em amor à primeira vista, fico ainda mais pasma, chocada e horrorizada com esse..."amor sem vista". WTF é isso?!

Pior que isso só aquelas mulheres que depois de 3, 4 casamentos dizem que AMARAM cada um dos ex-maridos. Ah, tá. Isso que é sentimento "único", "insuperável", que você consegue sentir por vários homens sucessivamente na sua vida!

"Ah, vai dizer que você nunca fez isso". Fiz, claro. Todo mundo faz merda.
Já disse "eu te amo" sim, e - AHH - como me arrependo. Nunca mais farei isso. Se não tiver certeza, o cara pode olhar pra mim com aquela cara de peixe morto dizendo "ahh, eu te amo, você é tudo pra mim" e eu só vou responder, "ah, você é um doce" na melhor das hipóteses.
Melhor ser seca que mentir.

Sinceramente?
Sentimento "único" e "insuperável", pra mim, só de mãe pra filho (nem de filho pra mãe).
O amor, concebido como o "maior dos sentimentos", pra mim não existe. Você não vai amar ninguém pra sempre se essa pessoa pisar nos seus maiores valores e sonhos, se maltratar pessoas que importam pra você. A mãe, de fato, é capaz de continuar amando mesmo maltratada, mas pra mim se não for mãe o que há é estagnação, relações de conveniência, dependência, medo. Nada nobre como o amor.

"Ahh, mas até a Creuza fazer aquilo comigo eu a amava". Não amava porcaria nenhuma. Se amasse tinha perdoado. E falo de perdoar MESMO, não ficar com a pessoa remoendo mágoas e jogando na cara a cada briga, como 99% dos casais fazem - e ainda têm a pachorra de dizer que se amam.

Quem está lendo isso provavelmente está pensando: "que mal-amada".
Sou mesmo. E você também é. Só que eu sei que sou e você não sabe que é. =D

Parem de procurar por príncipes e princesas encantadas porque só existem sapos.
Se acharem um plebeu gente boa, que esteja disposto a te respeitar, tenha bom humor e te trate como a Cinderela, já está de bom tamanho.

E que seja eterno enquanto dure.




* Quando me refiro a adolescentes me refiro a qualquer pessoa com mentalidade adolescente. Incluam-se aí burros velhos de 30 que agem assim e excluam-se pessoas de 14 que são centradas o suficiente para reconhecer esse tipo de tosqueira e não fazer.

Um comentário:

Kika disse...

Eu acho que esse amor incondicional não existe e por isso, não existem pessoas que amam dessa maneira. Acho que amar é respeitar, tratar bem, sentir afeição, ser companheiro mas convenhamos que uma pessoa não possui só esse sentimento tão elevado. Somos seres complexos demais para sermos dicotomizados como "seres que amam" e "seres que não amam".
Acho que pessoas podem sim amar uma pessoa hoje e depois amar outra (não estou falando amar um agora e 2 minutos depois, outro). Essa de amar um a cada minuto não passa de paixões que vêm e vão muito rápido. Mas sei lá, se ninguém nunca definiu o amor, como definir o que é que tal pessoa sente ou deixa de sentir?
E sei lá, acho muita idealização nesse lance de amor. Amor não pode ser essa maravilha toda porque não passa de um imaginário, algo inatingível. Ou alguém acha que mesmo os casais que ficam juntos até que a morte os separe também não se magoaram?
Faz sentido pensar assim e achar que não há mesmo príncipes nem princesas. Na verdade, eu acho que não há nada, nem sapos. O que há são pessoas que ou vão fazer bem ao companheiro ou mal, mas não que isso a rotule em uma categoria.

E tipo... também acho loucura viver por um amor, em função de um amor. Tem coisa mais patética que isso?!
E... você é muito mal-amada mesmo. XD