quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Mulher de verdade


Não, não estou falando da Amélia. Até porque, pra mim, uma mulher que age como escrava, condescendente com comportamentos absurdos e mais do que tudo, sem a MENOR vaidade pode ser tudo, menos uma mulher de verdade. Pode sim, ser uma mulher dos sonhos, conveniente a quem interessa e não é capaz de arrumar algo melhor.

Mas enfim, vamos ao que interessa.
Ontem estava dando uma olhada nas fotos da Marilyn Monroe. Sim, aquelas feitas pouco antes de sua morte, as que estão presas na Receita.

Aquela mulher é de deixar pasmo qualquer um.
Se eu vejo fotos de musas de outros tempos, como por exemplo a Sophia Loren ou mesmo a brasileira Martha Rocha, posso achá-las bonitas esteticamente, mas acho as fotos estranhas, antiquadas, como se só tivessem valor histórico. Não consigo achar sexy qualquer foto que seja da Martha Rocha.
No entanto, as fotos da Marilyn parecem ser atemporais. Balzaquiana, infeliz, com uma cicatriz de cirurgia na barriga - nada disso importa. Ela parecia ter uma luz própria, uma espécie de magnetismo, sei lá. Sei que sou mulher e não sei se tenho muito crédito nesse tipo de análise, mas eu acho que ela, se não foi a mulher mais bonita do mundo, foi a MAIS mulher.

Nem venham com besteiras do tipo, "arghhh, você está escolhendo um sex symbol como a mulher MAIS mulher??? e as pobres coitadas que se esforçam todo dia blá blá blá".
Em primeiro lugar, eu ODEIO gente politicamente correta, vaza.
Mas, de qualquer forma, esclareço logo: neste post, não estou falando de mulher em sentido amplo, estou desconsiderando muitos aspectos.

Falo da mulher em seu sentido mais estrito, seu sentido mais natural e básico: a mulher como fêmea humana. A mulher como uma "predadora de homens".

Sem dúvidas Marilyn foi uma das maiores predadoras de homens da história. Os que ela não pegou efetivamente ficaram mesmerizados por suas aparições na TV e revistas, hipnotizados por ela da mesma forma. Olhando aquelas fotos, fiquei imaginando se ela não fosse uma famosa diva americana de cinqüenta anos atrás e fosse, na verdade, uma brasileira que morasse aqui pertinho de casa. Com certeza seria o tipo de pessoa que eu iria querer ver FORA do círculo de amizades de qualquer amigo colorido/namorado/marido.

Todas as mulheres temem uma mulher como Marilyn em suas vidas.
Todas as mulheres (mesmo que neguem) sonham ser como ela. Porque isso é primitivo; qualquer mulher gosta de ser desejada. Ser como ela seria o ápice: ser desejada por todos, estar no topo, venerada até mesmo décadas após sua morte - de uma certa maneira, aliás, imortal em sua beleza de 36 anos. Ofuscar qualquer outra mulher num raio de 20 km e ter qualquer homem a seus pés.

O problema começa com aquela simples frase:

Quem pode pode, quem não pode se sacode.

Discordo daqueles comerciais que dizem que qualquer pessoa pode ser linda e sexy. Coisinha bem tendenciosa mesmo, pra deixar algumas felizes graças a mentiras. Vocês acreditam mesmo que qualquer uma pode se tornar uma Marilyn com muito esforço, cosméticos e pura e simples atitude positiva? Tss.

Sensualidade é algo que não pode ser aprendido e não pode ser descrito em palavras; está dentro da pessoa, cada um desenvolve mais ou menos de acordo com a sua capacidade e essa mesma capacidade limita o quanto você pode evoluir. Norma Jean Baker naturalmente não era daquele jeito aos 5 anos de idade, ela evoluiu ao longo do tempo, mas de acordo com a sua capacidade natural. Não adianta: algumas mulheres são naturalmente sensuais, outras são menos e a maioria não é nem um pouco.

A sensualidade também depende da aparência; se você é feio(a) como o cão chupando manga, pode ser a reencarnação da Marilyn que não adianta. E é por isso que as pessoas tendem a confundir: a beleza pode sim ser melhorada, e dela depende a sensualidade. Porém, se você fica bonita, isso não quer dizer que fica sensual automaticamente. A maioria, aliás, fica muito aquém disso.

O problema é que mulher (agora no sentido não sexual, mas cerebral mesmo; a cabeça feminina, com suas TPMs, seus medos, suas obsessões) nunca se dá por satisfeita. Ao invés de tentar desenvolver sua própria sensualidade aos seus limites máximos, algumas ultrapassam esses limites e se tornam caricatas. Suponho que uma camisolinha transparente de oncinha deva ficar linda em uma mulher com corpo de atriz da Globo, mas será que fica tão legal assim numa senhora de uns 50 anos de idade obesa?

Pois é, mas vocês vão achar na Internet trocentos sites vendendo camisolinhas com essa descrição com tamanho XGG. Tenho minhas dúvidas se um homem padrãozinho, normal (não fetichista) vai achar o máximo uma geléia balançando em cima da cama com um pedacinho de pano preto transparente em cima.

Pior que isso é a mulher que é bonita mas não consegue ser sensual.
Já vi em trocentas revistas/sites de ajuda emocional: a mulher entra em contato, enche a própria bola, "sou loura, peituda, bunduda, linda e gostosa, com corpo perfeito, mas ninguém olha pra mim, olham pra aquelas mocréias feias". Ou seja, ela tentou melhorar pela aparência, mas só isso não adianta, amiguinha. O máximo que ela vai conseguir é ser mal comida ocasionalmente. Não vai conseguir deixar nenhum homem enlouquecido por ela por mais tempo que as horas que foram pagas no motel barato.

Algumas dessas mulheres passam a tender à vulgaridade. E, como todos sabemos, ser vulgar é bem diferente de ser sensual. É como comparar uma baladinha pop besta com uma música de teor realmente artístico: muitos vão gostar da primeira, simplesmente por não terem senso, mas aqueles que realmente PRESTAM vão preferir a segunda.

E eu não sei as outras, mas prefiro os que prestam. Antes escolher entre poucos bons que entre muitos ruins.

Estou escrevendo este post não apenas por causa das fotos da Marilyn Monroe, mas também por causa das ABERRAÇÕES que tenho visto no Orkut, mulheres ridículas sem um pingo de semancol expondo o corpo (ou as banhas que dificultam vê-lo) achando que são sensuais mas não passam, mediocremente, de uma vulgaridade porca. Não vou citar nomes nem nada, só dou uma dica: procurem em comunidades de fetichistas, procurem usuários com nome de funkeiros e na "Perfis de Gente que se Acha". Não sei dizer se dá vontade de rir, de chorar ou de vomitar.

Obs.: Esqueçam meu momento existencial do post anterior, estou me aturando melhor ultimamente.

4 comentários:

Bixu Lezadu (original) disse...

Acho que esta minha postagem condensa bem o que você quis dizer... Procura a parte "Relacionamentos & Orkut" (é a segunda)... xD

Bernardo disse...

Acho que "fêmea" estaria mais de acordo com o conceito que você pretendeu delinear, pois "mulher" possui uma carga cultural e psicológica não necessariamente atrelados a uma perspectiva estritamente biológica.

Partindo daí, será que podemos afirmar com 100% de certeza que a Marlyn era algum tipo de fêmea para macho algum colocar defeito? Admito a minha ignorância quanto à vida dela, mas acho que ela não teve sequer um filho. Poderiamos considerar que sob esse ponto de vista também biológico a nossa loira fatal fracassa enquanto fêmea.
Talvez o que tenha te atraído nela é que o seu padrão de beleza acabou sendo adotado e reproduzido, loira e com aquele tipo de corpo esguio e curvilíneo. E de fato, ela foi uma mulher estremamente sensual...mas será que podemos radicalizar essa característica como sendo puramente genética? Muitos homems, especialmente os mais velhos se deixam seduzir por mulheres com poder. A Cleópatra é um belo exemplo disso, pois recentemente foi descoberto que ela estava bem longe do belo. A sedução humana não envolve apenas exibir belas penas, toda a sociedade é parte desse jogo de representação e dissimulação, que começa no mais básico "querer se fazer desejada". É um exemplo babaca, mais realista, mas um bom carro ou implante de silicone fazem pela sedução algo que nem alguns milhares de anos de evolução fariam. Riqueza, status social, educação recebida...a sensualidade humana(ou ausência dela)pode ser interpretada através de inúmeras ciências, e creio que a psicanálise seja aquela que mais tem a dizer e revelar sobre ela.

Não que a perspectiva biológica não conte, ela é um ponto de referência extremamente importante. Um dos vários, quanto mais tivermos melhor. Até por que, mesmo no campo da biologia, a interpretação que fazemos dela é humana, e por isso, subjetiva.

E desculpe, mas seria impossível apagar o seu post anterior da memória. Acho que a arte trata do saber se expressar por algum meio, e você faz isso muito bem através da escrita.

Bernardo disse...

Opa, sei tanto dela que até o nome eu escrevi errado.XD

Aeris disse...

Bê, mas foi exatamente isso que eu quis dizer, a mulher como fêmea mesmo. Não coloquei nenhum outro contexto senão o sexual.

Acho que quanto a ela ter filhos ou não, isso é irrelevante. Eu mencionei o caráter SEXUAL, não REPRODUTIVO. A capacidade dela de "capturar" homens, não a capacidade dela de, efetivamente, ser fértil. Isso são outros quinhentos. Falei estritamente de sexo, não de reprodução: a segunda contém o primeiro, mas isso não quer dizer que toda vez que falarmos do primeiro estaremos incluindo o segundo.

Além disso, apesar de ela ser muito bonita, não é isso o que me chama a atenção nela. Muito bonita qualquer uma é; você anda na rua e vê trocentas mulheres tão ou até mais bonitas que a Marilyn Monroe. Tanto que você sabia que, na sua primeira audição, a mulher que a entrevistou negou-lhe a vaga e ainda disse que ela era comum demais, e que tinha que arrumar um marido? Isso porque o que há nela não é algo que uma mulher possa notar, geralmente, à primeira vista; nem é despeito, não - ela tem esse magnetismo, algo que vai além da beleza. O que mais chama a atenção em todas as fotos dela é o rosto, o olhar, diferentemente de outras mulheres conhecidas por terem apelo sexual, como muitas das atrizes brasileiras atuais.

Quanto à Cleópatra...bem, sim, ela era uma mulher com poder, mas há duas coisas a se notar:
1 - O fato de ela não ter sido linda não implica que ela tenha sido feia. Os cientistas se apressaram muito em dizer que ela tinha dentões, narigão e por aí vai, mas você já reparou que nem toda mulher nariguda é feia? Isso vai muito do contexto. Digamos que ela não fosse a mais linda do mundo - com certeza, ela era MUITO sexy. Basta ler sobre como foi a chegada dela a Roma, como Marco Antônio se apaixonou por ela, e você vê que o que o que havia nela era mais do que mero poder, era atração mesmo. Além disso, há fortes correntes científicas que tendem a dizer que mulheres costumam se sentir atraídas pelo poder masculino - os homens, nem tanto, quando vamos verificar com relação às mulheres, o que explica tantas mulheres inteligentes e bem-sucedidas sozinhas.
2 - Atrair pelo poder não é o mesmo que adquirir sensualidade pelo poder. O homem que está cercado de mulheres por ter uma Ferrari não está seduzindo ninguém; a Ferrari é que está. Se fosse qualquer outro, o efeito seria o mesmo, portanto, não é ELE.

E...tá, então não esquece o post XDD

obs.: vi seu post, Lezadu...mas achei que o assunto foi meio diferente, sei lá XD