domingo, 9 de setembro de 2007

A chapinha (e outras frescuras femininas)


Ouvindo: Ayreon - Day Eleven: Love
Status: Olhando desolada para a bagunça no quarto, mas com preguiça de arrumar.

Ontem saí de casa morena e com cabelos encaracolados e, algumas horas depois, voltei ruiva e alisada - e com um piercing no nariz.

Falem o que quiserem - faz um puta bem pra auto-estima.
Acho que nasci morena por um erro da natureza, não é possível. É impressionante o quanto fico mais bonita com minhas madeixas vermelho-fogo.

Sou daquele tipo de mulher que cansa da própria cara facilmente. Um certo dia, acordo e digo:

"- Cansei de você, Bruna.", e então me torno outra.

Estava com meus cabelos castanhos - e não há nada no mundo que eu considere mais sem-graça que cabelo castanho. Por mais que hoje em dia existam muitas louras e ruivas, elas se sobressaem na multidão, não adianta, pelo simples fato de que 90% dos brasileiros têm, naturalmente, cabelos castanhos/negros; afinal, sendo um povo oriundo, em grande parte, de índios e negros, não poderia ser diferente, e mesmo os portugueses não são, na maioria, loiros nem ruivos, e sim brancos de cabelos castanhos.

O cabelo castanho é bonito, o problema é andar por aí igual a todo mundo. Por conseqüência, ele se torna sem-graça. Você vê por aí alguém falar, "putz, amo mulher de cabelo castanho"? Claro que não, isso é o lugar-comum, é o básico, o feijão-com-arroz.

Por favor, sem babaquices estilo "aceite-se-como-é".
Pra quem não sabe, essa é a frase que mais odeio no mundo.

Quem se aceita como é, na verdade é um babaca conformista (que, aliás, por conseqüência aceita a própria babaquice também). Se eu nasci com uma aparência x, por que diabos tenho que morrer com ela? Por que Deus quis? Más notícias, sou atéia.

Acho que a gente tem que ser o que quiser! Não por pressões ou preconceitos sociais (tipo a mulher que alisa o cabelo pura e simplesmente para parecer branca), mas para se diferenciar como indivíduo, para se sentir mais bonita. Imaginem que saco se todos tivessem a mesma cara, usassem as mesmas roupas...

Ops! Voltamos ao "aceite-se-como-é".
Tem gente que usa esse argumento como justificativa pra esse raciocínio besta. "Ah, o mundo seria tão ruim se todos fossem bonitos, magros, altos"...

BURROS!
Para essas pessoas, a oposição loura-morena é da mesma natureza que a oposição gordo-magro.
Não é assim que a banda toca, não!

(fora que é bem conveniente para alguns..."eu sou bonito, mas você que é feio, ué, conforme-se, aceite-se como é"...coisa de gente egoísta)

Acho muito legal que as pessoas usem roupas diferentes, pintem o cabelo de cores diferentes, usem lentes, acessórios, façam o escambau. Mas não vamos dizer que alguém que está com 200 kg é só "diferente", é algo legal, a sociedade é que não tem sensibilidade para perceber isso, "por isso ame-se, gordinho, como você é!". Vão catar coquinhoooo!

Obesidade é DOENÇA, MATA, ao dizer pra um gordinho pra ele esquecer as dietas e se aceitar você está ASSASSINANDO uma pessoa! E nem venham com essa de "boas intenções", eles têm mais é que ficar chateados mesmo, tristes, por que aí começam a reagir! OBESIDADE É FEIO PRA KRALEO, É DOENÇA, NÃO TEM COMO FICAR FELIZ COM ISSO!

E dessa vez, eu tenho TODA a legitimidade para falar sobre o assunto.
Desde criança, eu luto contra a balança, e posso dizer que sou a pessoa mais infeliz do mundo quando estou gorda. E isso é ótimo, porque aí faço dieta e emagreço - e quando emagreço, TUDO melhora, desde minha energia pras minhas atividades até o campo afetivo.

Não tem que se aceitar como é MERDA NENHUMA.
Tem que melhorar!

Tá gorda? Faz dieta!
Tá feia? Faz plástica!
Cabelo é ruim? Faz chapinha!

Ah, a chapinha. Esta é um capítulo à parte.

Quando eu uso o termo "cabelo ruim", os politicamente corretos têm arrepios.
"Ruim por que é negro, né?", dizem eles. Nada disso. Eu não tenho problemas com a minha ascendência negra (orgulho não tenho porque eu acho uma idiotice ter orgulho racial, isso fica para um post posterior); como já disse antes neste mesmo post, acho que não tem nada a ver alisar o cabelo só pra corresponder às expectativas de uma sociedade de padrão de beleza branco. A pessoa tem que alisar porque acha mais bonito, porque se sente bem.

E SIM, eu acho o cabelo mais bonito liso do que crespo, e não sou uma racista.
No dia em que eu dormir com o cabelo crespo e acordar com ele penteadinho como fiz hoje com ele escovado, vou achar meu cabelo bom.
Minhas razões são puramente pragmáticas, e contra isso não há argumentos.

Tem gente que é cheia de frescuras com esse tipo de assunto.
O cabelo ruim tem esse nome porque é ruim, ué! As próprias cabelereiras dizem que o cabelo dito "étnico" (denominação mais idiota do século, parece que só negro tem etnia) é muito mais frágil que os outros, mais sensível aos tratamentos químicos e tinturas...

Se é mais frágil, se é difícil de pentear e de arrumar, é RUIM!
Querem que eu desenhe? Que coisa!

O negro tem sim um cabelo pior que o branco, bem como o branco tem uma pele pior que a negra (basta ver os consultórios dermatológicos pra ver quem é mais acometido por câncer de pele, manchas senis...). Cada raça com seus pontos positivos e negativos, é natural!

Reconhecer as diferenças é diferente de atribuir valores diferentes às pessoas.
Brancos e negros não são melhores ou piores uns que os outros. São apenas diferentes.

Mas enfim...hoje eu dei a desviada-mor no assunto! xD

Voltando à chapinha...
Como eu estava com meu cabelo vermelho, a chapinha se tornava mais que essencial, uma vez que cabelo vermelho e cacheado não fica tão legal, sei lá, questão de gosto pessoal mesmo xD
Aí agora ele está lisim e vermelhim ^^

E tem o piercing também...
Há ANOS eu sou louca pra colocar um. Mas sou uma medrosa de carteirinha: tenho pavor de injeção e só ficava adiando...

Ontem coloquei um nostril e achei que ficou lindo *-*
Depois q estiver mais cicatrizado, vou trocar a jóia (que veio grátis na promoção xD), e pretendo colocar um na sobrancelha mês que vem também, de tão tranqüilo que foi. Altamente recomendado: e tem o selo de aprovação da medrosa aqui xDD

Bjusss all!

5 comentários:

Kika disse...

Brunations! /o/

Quando e em quais circunstâncias você acha que surgiu essa denominação de cabelo ruim ou duro? Garanto que não foi com todas essas racionalidades ditas por você. Aliás, cabelo liso é quase sempre fino e, por isso, não pode ser submetido a tantos processos químicos (eu já vi mulheres de cabelo liso que, após químicas como permanente, ficaram com o cabelo completamente estragado). E cabelos crespos, em geral, são mais grossos e agüentam mais esses processos (se não agüentassem, todas teriam o chamado cabelo ruim? XD). Daí torço o nariz para esse argumento .
A claro, não gosto mesmo do termo cabelo ruim ou duro e não por ser politicamente correto. Apenas porque esse termo deprecia uma aparência típica da uma certa etnia.
Ah, você até pode fazer discurso para tentar levantar um aspecto em que pessoas brancas levam desvantagem quanto aos negros mas é fato que ninguém fala: "Ih, olha que pele ruim ali! Seria tão bom se ele mudasse um pouco essa pele!" A pele negra é a mais valorizada? Mas e o cabelo liso é valorizado?
Não acredito que seja só porque todos querem que há um grande número de cabelos alisados na rua. Isso é mais o que a sociedade quer afinal, cabelo ruim é mal visto. Sei mesmo que todos que alisam o cabelo é porque gostam...
Quanto ao resto eu até concordo mas acho que você exagera nas suas dietas. sabe que não é uma obesa, né? Obesidade sim faz mal e ter um corpor raquítico também (embora o mal seja muuuuito menor).
E loiro é tão feio. Pelo menos esses loiros que se vê na rua. Ruivo sim é legal e acho que é a que se destaca mesmo embora um cabelo preto, comprido e brilhoso também chame bastante a atenção.

Ah, você fica melhor de vermelho mesmo. Talvez pq foi assim que te vi na maioria das vezes. XD

E tipo... querer ser diferente se igualando a outros que também tentam ser diferentes é papo de adolescente. Tá, não podia deixar de te zoar! XDDD

Kika disse...

É, acho que tenho que diminuir meus pequenos comentários. XD

Aeris disse...

Kiketsss xD

Tipo...
A denominação, sem dúvidas, tem uma origem racista. Mas isso não quer dizer que por isso todo e qualquer uso dela será racista. A própria palavra "negro" tem uma origem bastante preconceituosa, como você mesma, estudante de Letras, sabe. Nem por isso as pessoas deixam de utilizá-la, mesmo com orgulho pelos próprios negros.

O cabelo típico negro é frágil, difícil de tratar. Discordo de que cabelos crespos em geral são mais grossos - pelo contrário, tendem a ser cabelos muito finos e leves - daí o volume - e são os que mais ressecam, armam, quebram...

Da mesma forma, não uso o termo para depreciar uma raça, e sim para denotar a dificuldade de conviver com um cabelo desse tipo - dificuldade que, friso eu, faz parte da MINHA vida, uma vez que meu cabelo é exatamente assim.

Quanto à "pele ruim", não dizem dessa forma, mas naturalmente você já deve ter visto alguém sendo criticado com alguma frase estilo "credo, como você está branco, vai tomar um sol", como se fosse algum defeito ser muito branco - e, mais ainda, como se fosse possível para uma pessoa muito clara se tornar morena, NEM COM TODOS OS BRONZEADORES DO MUNDO, a pessoa fica é vermelha.

No Brasil, existe um padrão de beleza bem peculiar. Deseja-se o cabelo liso, mas também a pele bronzeada, "da cor do pecado". Quem odeia sol, como eu, é visto como um ET, e pior ainda, os pobres coitados que por impossibilidade física não são morenos são logo tachados de feios.

Não acho, também, que o cabelo ruim seja malvisto de cara. O cabelo FEIO é malvisto, seja ruim ou não. A questão é que é muito mais difícil deixar um cabelo ruim bonito que um bom, pelo simples fato de que...é RUIM XD

Ah, obesidade é uma merda...
Se um gordinho ler isso e resolver fazer dieta, ganhei meu dia xDD

E...obrigada xD

Poha, vc não tem q ser diferente se igualando a outros. Cada pessoa é diferente à sua maneira, mas a verdade é que temos uma limitação do que podemos fazer - seja loura, ruiva, morena, vc sempre estará parecida com outras louras, ruivas, morenas. Disso não tem como escapar, sua chata! xD

Bernardo disse...

Que maravilha, nem precisei criar conta!
Opa, beleza Bruna? Encontrei o seu blog graças à Kika.
Tenho que confessar que a sua retórica está ainda melhor do que antes, mas o comentário da letras girl me trouxe de volta ao meu posicionamento anterior. "Ruim" por razões puramente pragmáticas é meio pretencioso, pois antes de mais nada, quem consegue ser puramente pragmático em relação a qualquer assunto? Especialmente quando falamos de padrões estéticos, é difícil mensurar o que é "nosso" de fato. Vivemos em uma era onde a própria definição de estética merece toda uma discussão à parte(bem, sempre mereceu.E teve)
Quanto ao lado possivelmente pragmático, é certo que para você compensa mais ter um cabelo liso pelo grau de importância dado ao ato de pentear seu cabelo de manhã. Para você é melhor por razões que lhe são práticas(também), ponto. Mas querer universalizar é o pulo do gato retórico que não pode passar em branco.
Meu cabelo, por exemplo, é liso e fino, estaria próximo do tipo "ideal"...mas esse ideal estaria sustentado por uma lógica pragmática invencível? Vamos ver...ele é sim frágil, muito frágil, enseba facilmente...se eu por acaso fosse viver na selva com índios ou uma tribo africana, em 2 meses meu cabelo estaria em um estado realmente lamentável. Da mesma forma que poderiamos pegar uma modelo, loira e de cabelo liso, soltar ela nessa tribo para seguir os seus costumes e resgata-la depois: O resultado seria uma mulher destruída, cabelo de bruxa e seios na barriga.
Como já foi dito, obesidade é uma coisa bem diferente de ser um pouco gordo.
Pretender sustentar todos os seus argumentos com base em "verdades científicas" é extremamente perigoso do ponto de vista intelectual. A ciência biológica também foi concebida por seres humanos, e apesar de todos os seus inúmeros méritos, não está em um patamar superior ao das outras ciências humanas. Sendo assim, é razoável supor, voltando para o assunto tratado, que a questão estética relacionada à preferência por um cabelo claro, liso e fino tenha raízes(trocadilho intencionalXD) também em aspectos menos individuais, menos tecnicistas(e até neles, é bem possível existirem dermatologistas que julgam o cabelo crespo como o melhor, toda ciência tem inúmeras vertentes). Somos bem complicados, é por isso que existe a filosofia, sociologia, psicologia...então, para terminar meu comentário sobre um assunto que em parte não me interessa(estética capilar para mim é simplesmente ter cabelo, só desejo continuar assim^^"), ainda adoro a sua retórica apaixonada, mas também me impressiono negativamente com o tanto de certezas e prejulgamentos que vejo nos seus textos.
Ser inteligente não significa estar certo, e devemos lembrar que 20 e poucos anos ainda é pouco(acho que 90 tb) para saber como o mundo e os outros realmente são. Então, se alguém diz um senso comum como "conforme-se com o que é", ou "sou feliz sendo como sou", não significa que ele é um babaca e nem que realmente acredita nisso. Muito provavelmente foi algo que ele precisava dizer naquele instante. Da mesma forma, provavelmente o que mais nos une é o fato de querermos ser diferentes um dos outros, mas nem por isso somos todos adolescentes revoltados, como a Kika brincou.
Bom, quem sabe eu volte com meu blog, ter companhia sempre ajuda. Beijos, e t+

Aeris disse...

Bê! Vc ainda existe?
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA XDD

Nunca mais te achei no msn!

Mas vamos à resposta...

Primeiramente, agradeço quanto ao elogio à minha retórica (não me acho muito boa, mas se evoluí alguma coisa foi em muito graças a vc).

Bom, eu acredito que considere meu cabelo ruim por mero pragmatismo sim, e posso enumerar duas razões:

1 - Tenho sangue negro, o que faria de mim uma ridícula se fosse racista contra negros. Claro que isso não impede em nada alguns ridículos de discriminarem negros sendo eles mesmo negros, mas eles o fazem de forma a negar sua própria origem. Eu sempre reconheci minha origem, e nunca procurei mascará-la, falo do meu cabelo "ruim" e "duro" como uma mera característica a ele inerente e não com preconceitos a toda uma raça. É meramente uma coisa de que não gosto e não acho bonita. O que me incomoda é que hoje em dia você tem que dizer que gosta de tudo, se há algo de que você não gosta ou não consegue encarar como normal você já é automaticamente tachado como um preconceituoso e o kraleo a 4. Gosto é gosto, ué, e eu não gosto do meu cabelo, simples, como também não gosto dos meus pés e eles não têm nenhuma característica racial específica.

E não, jamais sofri qualquer tipo de discriminação quanto a meu cabelo, nem mesmo a idéia de alisá-lo partiu de outras pessoas. De fato, as pessoas me consideram mais bonita e chamo mais atenção com o cabelo liso, mas se isso é produto de uma sociedade racista ou de um padrão de beleza tirano...aí o problema já é com ELES e não comigo.

2 - Como eu já disse anteriormente, o cabelo dito "ruim" é realmente ruim porque perde em tudo: quebra mais fácil, arma, resseca, mais difícil de arrumar...
Tem gente que diz, "ah, mas é mais fácil de trançar"...o meu ainda tem a particularidade de não ser exatamente aquele cabelo NEGRO, e sim ser um cabelo mestiço. Meu cabelo não tem a textura exata nem para ser trançado, o que o torna o PIOR dos cabelos. Fora que não é qualquer um que combina com esse estilo de cabelo.
Se eu tenho uma geladeira que eu tenho que degelar de 10 em 10 minutos e estou sempre consertando, ela é uma geladeira pior que aquela que eu não preciso degelar nunca e raramente precisa ser consertada, certo?

A lógica é a mesma.
E...puramente pragmática.

De fato, é difícil mensurar o que é NOSSO de fato no que tange a padrões estéticos, uma vez que a própria palavra "padrão" denota que é algo coletivo. Mais que coletivo, obedece até mesmo a muitos de nossos instintos mais básicos.
Recentemente, li um livro (Por que os homens jogam e as mulheres compram sapatos) que falava sobre a preferência masculina por cabelos longos. Era simples: um corpo doente corta nutrientes das partes menos necessárias do corpo, e o cabelo era justamente a primeira vítima desse mecanismo natural. Sendo assim, a pessoa doente teria, como regra geral, um cabelo fraco e quebradiço, que dificilmente se tornaria longo. Daí a atração masculina por longas madeixas: mulheres de cabelos longos tenderiam a ser mais saudáveis no ambiente natural.
Logo, esse padrão estético de cabelos longos, brilhantes e fortes é mais que cultural, é NATURAL, segundo essa teoria. Portanto, ter um cabelo que fica mais facilmente longo e brilhante é obedecer a um padrão estético básico humano.

Claro que não estou com isso afirmando que todos os negros têm cabelos feios. Apenas é mais difícil tratá-los, o que faz com que mereçam a denominação de "ruins".

Bom, se seu cabelo é frágil, você faz parte de uma minoria. Essa característica está, sim, ligada intimamente à raça da pessoa, tanto que os cabelereiros tendem a importar cabelos da China e da Índia - pessoas de raça amarela tendem a ter os melhores cabelos, muito mais que brancos (por sinal, isso também vai de encontro ao mito da supremacia física branca), porém, mesmo assim a maioria dos brancos tem cabelos fortes em condições normais.

Além disso, suponho que estar em uma tribo, debaixo de sol forte e intempéries climáticas, não seria realmente uma "condição normal".

Mas, enfim...

Fechando meu comentário tb xD

Agradeço novamente o elogio à minha retórica, e fico ainda mais feliz com a sua impressão negativa. Como seus pensamentos, idéias e simpatias costumam ser tudo aquilo contra o que mais aprecio lutar, receber um atestado de "ruindade" vindo de você é a certeza de que estou desenvolvendo um bom trabalho XD

Em nenhum momento disse que estava certa para o mundo - este é um blog que, simplesmente, publica MINHAS impressões sobre o mundo. Não planejo convencer ninguém nem fazer a Terra girar ao contrário. Apenas quero entreter um pouco quem passar por aqui, gostando ou não, concordando ou não com o que lê. Claro que ainda vou mudar muito nessa vida, mas a Bruna atual é essa, com seus pensamentos e certezas, e sem as minhas certezas, pode ter certeza: eu não seria eu e este blog não teria razão de existir.

E...reative o blog xD
Faça isso e eu linko vc XDD

Bjusss =**