sábado, 22 de setembro de 2007

Hell de Janeiro


Status: Deprimida e comendo pra afastar a depressão (e que se foda o peso)
Ouvindo: Within Temptation - Say My Name (sim, isso não ajuda a afastar a depressão)

Ontem era uma sexta-feira feliz (redundância). Eram 21:20 da noite, e eu estava voltando satisfeita para casa.

FINALMENTE! Livre do trabalho, da faculdade, de todas aquelas pessoas entediantes e irritantes que eu atendo.

O melhor do final de semana, pra mim, não é o que eu VOU fazer, e sim o que eu NÃO VOU fazer. Não trabalhar é a melhor coisa do mundo; se eu fosse rica, vegetaria. Eu não trabalho porque gosto, nasci para vagabundear. Adoro ficar sentada, deitada, dormir e exploro quem eu puder mesmo, na cara dura. Porém, isso não me torna vagal no ambiente de trabalho - tenho profissionalismo suficiente pra cumprir com todos os meus deveres, uma vez que me prontifiquei a assumir responsabilidades e aborrecimentos (mais dos segundos que das primeiras) em troca de um salário. Talvez seja por isso que fico tão feliz quando chega o final de semana: eu vou de 8 a 80, em alguns momentos sou a típica porra-louca, em outros sou o ser mais certinho do mundo - e no trabalho sou exatamente esse ser chato que toma todos os problemas pra si e quer resolver coisas que levam um mês pra serem resolvidas em uma hora; no fim, acabo demolida de tanta estafa, torcendo pra tortura terminar, porque eu masoquistamente aumento minha própria carga de trabalho, mesmo odiando.

Resumindo: veio aquele momento mágico, em que meu professor de Direito Internacional Público disse: "...e na aula que vem, nós...", e eu irrompi pela porta sem ouvir o resto.
O fim de semana! A carta de alforria! A razão pela qual trabalhei como um burro de carga de segunda a sexta!

Entrei no ônibus, que veio rápido. Que maravilha! Estava lotado, mas nada é perfeito (e na minha vida, tudo tende a ser imperfeito além do normal, por isso nem reclamei (muito)). Ele vinha rápido pelas ruas, sem pegar engarrafamento - que raridade! Foi como um trovão...Maracanã, Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Méier - passavam como um raio pela janela.

(Já mencionei que os motoristas do 383 são meio suicidas, né? Pensando bem, acho que não. Um dia eu conto. Ih, agora que estou percebendo...se eu morrer um dia numa batida do 383, este relato ficará documentado aqui, hihihi, a Sônia Abrão vai dizer que eu, "uma menina nova e cheia de vida, que coisa mais triste", estava prevendo minha morte...e daí pra cartas "psicografadas" é um pulo...)

(...chega de viagens, Bruna. Vamos à viagem que interessa.)

Continuando...
Eis que eu, distraidamente, olhava pela janela quando o 383 passava pela estação do trem do Méier em direção ao Engenho de Dentro. O Engenhão brilhava, na distância. Tudo parecia lindo, perfeito, meu final de semana dourado começando (tá, eu preciso repetir pra enfatizar o quanto eu AMO não trabalhar). Porém, eu ouço a palavra mágica, o "Avada Kedavra" carioca:

- É TIRO!

Eu estava em frente à porta de trás do ônibus, de pé; pude apenas vislumbrar as pessoas se jogando ao chão - "ao chão" é bondade, umas em cima das outras, pois o ônibus estava entulhado de gente - como se fossem um dominó vivo e com vontade própria, caindo primeiro os passageiros mais à frente e por último os da parte de trás: leia-se EU. Eu caí em cima de uma garota, um negão de 2 metros caiu em cima de mim e eu ainda estou incerta quanto ao fato de não ter quebrado nenhum osso. Parecia uma versão pesadelo de uma suruba.

Vale comentar a reação do carioca quanto à frase tão curta e tão significativa: "tiro".

Acho que em qualquer cidade do mundo, se alguém gritar "tiro" as pessoas não se jogam imediatamente no chão. Elas devem olhar umas para a cara das outras, rindo e pensando, "É maluco?", ou "Como assim tiro?". Tiros, para essas pessoas, é uma coisa distante, de filme de Hollywood cheio de efeitos especiais. Sei que é assim porque o Rio da minha infância era assim.

Para moradores de Bagdá, Darfur e do Rio de Janeiro, isso se tornou não apenas algo real: é algo corriqueiro e muitas vezes sequer é digno de atenção se ocorre a mais de 500m de onde você está. Tipo, "Olha, um corpo na rua. Coitado, né? E o filme que passou ontem na Globo, você viu?"

Se alguém no Rio grita "tiro", a reação AUTOMÁTICA é se jogar no chão. Você sequer pensa.

E eu, claro, me joguei. Ouvi o som dos carros em alta velocidade na contramão, sem ousar levantar a cabeça. Na hora, vieram alguns pensamentos à mente (é sério):

1 - Morrer em uma sexta à noite é muito azar. Pior que isso, só morrer na véspera do pagamento.

2 - Morrer no chão do 383 é muita POBREZA. Vão cobrir meu corpo com um jornal Extra (ou PIOR, um monte daquele Meia Hora escabroso) até que o rabecão venha me levar, umas 6 horas depois.

3 - Minha mãe vai ter que pegar empréstimo pra pagar meu caixão, porque não deixei nada (que bom, odiaria pensar que não gastei tudo o que poderia ter gasto).

Enquanto eu pensava, vi o ônibus se mover. Mas não para a contramão. Para a frente xD

Só ouvia neguinho gritando, "MOTORISTAAAA, VOLTAAAA", e outros, "VAI EM FRENTE, MOTORISTAAAA". Não queria estar na pele dele - especialmente levando-se em conta que até eu queria escalpelar o maldito depois, quando soube que na hora em que o circo pegou fogo ele simplesmente FUGIU e deixou o ônibus todo trancado. Se viesse um traficante e ateasse fogo ao ônibus, ia ser um espetáculo...

Hoje eu seria um churrasquinho e não estaria postando aqui ^^

Ninguém precisa ser herói, mas ele tinha que ter aberto a porta, caraca!

Quando caiu a ficha, eu tremia toda. Nada contra morrer, mas não gosto da idéia de levar um tiro (às vezes, de fuzil) sozinha, no meio de estranhos - e pior que morrer é acabar vegetando numa cama.

E nem sei se eu tremia mais de nervoso ou de raiva mesmo.
Eu pago imposto pra quê?! Pra isso?!

"Vítimas da sociedade" my ass. Acho que se eu ando na linha, obedecendo a lei, cumpro com meus deveres de cidadã e pago meus impostos, tenho que ser recompensada por isso. E qual é a recompensa que eu ganho? Viver refém de bandidos, torcendo pra não levar um tiro!

Acho que vou virar bandida também, é muito mais vantajoso. Bandido não paga IRPF, bandido pode andar armado e dar tiro em outros bandidos, e mais do que tudo - bandido tem uma horda de safados defendendo sua "dignidade humana" enquanto eles mesmos cospem na dignidade humana dos OTÁRIOS que nem eu, que escolhem ser honestos porque devem ter merda na cabeça.

Mas nem sei porque estou reclamando, sabe? Se a sociedade não se mobilizou quando uma criancinha de 6 anos foi esfacelada até a morte no asfalto, vai se mobilizar porque uma burra velha que nem eu quase levou bala? Tss.

A respeito do notório caso acima, eu nem sei porque lembrei disso agora, mas vi no Orkut uma retardada que disse que as pessoas só se comoviam com o caso do menino João Hélio porque era um menino de classe média, que crianças morriam de fome todo dia e ninguém se importava.

É uma idiotinha, porque não percebe a diferença óbvia entre um caso e outro.
Pessoas (não apenas crianças) morrem de fome diariamente, há milhares de anos, esse é um problema de solução muito difícil (na minha opinião impossível). É triste, mas verdade seja dita: não há novidade nenhuma nisso e não é culpa de ninguém especificamente. É resultado de toda uma conjuntura histórica.

E não, amiguinhos do meu coração: os EUA não criaram a fome no mundo. Podem contribuir com ela de uma ou outra forma, mas eles não são os culpados e nem os criadores exclusivos dela =*

Agora...foi a primeira vez (infelizmente não foi a única, agora com o caso da enfermeira arrastada, embora seja meio diferente) que um ser humano foi deliberadamente ASSASSINADO de forma cruel e lenta, tratado como se não tivesse valor, um "boneco de Judas". Todo dia eu acordo e sei que pessoas morrem de fome, se eu abrisse o Mozilla Firefox de manhã e a manchete do O Globo Online fosse "Crianças Morrem de Fome no Sertão" eu diria que eles descobriram a pólvora, nossa. Mas não é comum (que bom) que eu abra o Mozilla Firefox e veja que alguém que tinha um futuro brilhante, era criado com amor, morre daquela forma sem ter culpa de nada. Quem tem culpa é o canalha que é capaz de matar uma criancinha (foda-se a idade), e mais do que tudo, os ideólogos do assassinato, que justificam esse tipo de conduta com argumentos estapafúrdios. As mãos de vocês estão sujas de sangue, e vocês mereceriam apodrecer numa cadeia também. A culpa disso tudo é de VOCÊS, que não querem agir e não nos deixam agir.

Sabem? É isso aí. Vou virar bandida também. Mais do que isso - Serial Killer! Vou matar todos os donos de ONG de Direitos dos Manos - e o mais legal disso, eles vão ME defender porque eu sou humana! HAHAHAHAHAHAHA!

Por que existe o Estado?
A função maior do Estado é dar segurança. Não adianta dar comida, hospital e escola para um cadáver. Se o Estado não dá segurança, ele não cumpre com seu dever primordial.

E se ele não cumpre com seu dever primordial, não precisamos dele; que um dia os cidadãos de bem percebam isso e façam o que deve ser feito.

Porque, ao contrário do que os ideólogos de má-fé, pessoas que filosofam sobre corpos e sangue e são os advogados do indefensável gostam de dizer, a violência não é uma criação da "Rede Globo golpista", blá blá blá.

As balas que podiam ter me atingido ontem não eram uma ilusão holográfica global criada pelo Hans Donner, PAREM DE SER HIPÓCRITAS. E pior que isso é ouvir que a opinião da maioria legítima do povo não deve ser levada em conta porque a mídia lavou nossa mente. Sei, como quando a Globo fez na ocasião do Estatuto do Desarmamento, quando eles defenderam o "sim" abertamente e o povo inteligentemente escolheu o "não", né?

Quando a massa idiota vota no Lula subornada por bolsas (leia-se voto de cabresto institucionalizado), isso é a "democracia".
Quando a população se revolta por ter virado o alvo da Temporada de Caça, isso é o "pânico criado pela mídia". Vão catar coquinho, vão.

Sim, estou de mau humor. Comentários hostis serão hostilmente respondidos.

3 comentários:

Kika disse...

Bom, você chamou os tais defensores da não-violência disso e daquilo mas não disse absolutamente nada que favorecesse aos defensores da violência. Até por que se vê os resultados todos os dias da violência, afinal, temos uma polícia bastante agressiva cruel. E o que gera toda essa violência? Mais violência. Mas claro que quando isso aparecer na TV, será assim: "morreram duas pessoas que, segundo a polícia, eram bandidos".
Nada melhor, então, do que colocar armas na mão de todos. Faremos da cidade um tiroteio maior. Não vou com a sua cara, não me pagou o que me devia - "POW!"- dou um tiro. Ou melhor, mata tudo que é bandido. Poderia se criar um campo de concentração para ser mais rápido e barato matar pessoas.
Isso certamente daria fim à violência mesmo e as cadeias ficariam vazias. Poderia ser um novo período de ditadura sem violência!
Ah, ser bandido também é legal. Acho que eles têm a melhor vida de todas! Têm muito dinheiro no bolso, têm mulheres, têm poder com uma arma na mão, vivem escondidos, fugindo, vivem paranóicos e desconfiados até da própria sombra... pena que morrem bem cedo. Eu até seria bandida também mas imagina... eu "trabalhar" no tráfico a vida toda e depois morrer com um monte de tiros!? Sem contar que a minha morte certamente faria muita falta para o "trabalho" afinal, não se faz "profissionais" assim tão depressa!
Ah, mas não seriam feitos "profissionais" tão rápido se matássemos todos... ops, já fazemos isso!

Outro dia morreu um homem em uma favela perto de onde moro no Grajaú. Ele foi esquartejado e jogado no lixo em uma rua residencial fora da favela. Você soube disso? Ah, mas um morador de favela, que, muitas vezes, é chamado de bandido, não causaria uma comoção tão grande quanto um menino que foi arrastado em um carro embora tenha sido mais cruel quanto. Mas o menino é mais inocente, né? Afinal, o tal cara só morreu porque ometeu o crime de cantar a mulher de um dos bandidos.
E claro, morrem todos os dias muitas pessoas e muitas de maneira ainda mais cruael que o João Hélio mas todas são esquecidas... ou melhor, nem são lembradas. Fala-se apenas que "morreram dois homens".

Bernardo disse...

Ótimo post, prendeu minha atenção do início ao fim.

Na verdade é isso mesmo, adoro ter sangue inocente nas minhas mãos. Entendo perfeitamente o papel que cumpro, eu dissimulo compaixão humana quando na verdade pretendo começar a matar crianças diretamente.

A única realidade possível é a da guerra, nem é como se um conflito tão agravado pudesse ter qualquer relação com a infraestrutura de um dos capitalismos mais desenvolvidos do mundo(pois gera muito lucro sem riscos para os detentores do capital, e no final de contas é isso o que importa)
Fascistas e comunistas enxergam claramente o conflito, mas os primeiros o entendem como uma guerra, os segundos...mais uma etapa histórica da luta de classes, agravada por um sistema que retirou todos os tradicionalismos que amorteciam as relações sociais.

O problema da visão do conflito enquanto guerra é antes de mais nada: Ela é incrivelmente tentadora, pois a violência é fascinante. Vi Tropas de elite ontem, filme maravilhoso(entra fácil entre os cinco melhores que já vi), sem sacanagem. Me deu vontade de entrar para o Bope!
Mas veja só que legal, quando estamos em guerra, vamos relativizando mais e mais todos os valores pelos quais lutamos, tudo se justifica em nome da vitória contra o "inimigo". E a coisa engrossa, pois aí entram os "playboys maconheiros", depois são os "defensores de bandidos"...vamos pegando uma parcela considerável da população, e apontando "Eles são os inimigos, merecem morrer". Nada mais conveniente do que taxar o outro de inimigo, se dar ao trabalho de estabelecer diálogo com quem pensa diferente de nós é muito mais complicado.

Vinícius "Ness" disse...

Excelente post mesmo...

Não tenho muito a comentar por que, parte do povão é burro e não sabe eleger os seus governantes, concordo de início ao fim do que você disse.

Bem, temos ainda mais 2 anos para aguentar alguém... E temos ainda mais uma eternidade para continuarem elegendo pessoas que não tem o olhar capitalista e que acham que o mundo vive apenas de doações, de coisas miseráveis, de diversão e de burrice.